O que esperar das Oitavas de final copa do mundo 2018

POR 
Numa Copa do Mundo que já não tinha a Itália, a primeira fase do Mundial da Rússia derrubou outra tetracampeã mundial, a Alemanha, atual detentora do título. Além de boa notícia para favoritos como Brasil e Espanha, a eliminação alemã ainda abriu espaço para o crescimento de seleções de menos peso, como a Bélgica e a Inglaterra (cujo único triunfo no torneio ocorreu há 52 anos, em casa).
Para quem gosta de tradição e grandes duelos, no entanto, o primeiro dia de oitavas de final já traz a disputa entre dois campeões do mundo: França × Argentina. Abaixo, confira um guia sobre os oito confrontos da primeira rodada eliminatória da Copa.

França × Argentina (sáb, às 11h)

FRANÇA: apesar de líder do grupo C, com sete pontos, a renovada seleção francesa não conseguiu fazer uma atuação convincente até aqui. No último jogo da primeira fase, contra a Dinamarca, Les Bleus pouparam tiltulares, seguraram o placar e protagonizaram o primeiro 0 a 0 da Copa, sob vaias retumbantes de sua própria torcida. Mais organizada e com nomes como Mbappé, Pogba e Griezmann, a equipe entra como favorita para o confronto.
Provável escalação (4-2-3-1): Lloris; Sidibé, Varane, Umtiti e Hernández; Kanté, Pogba, Mbappé, Griezmann e Matuidi (Dembélé); Giroud.
Griezmann e Messi se enfrentarão nas oitavas de final - AFP
ARGENTINA: protagonsita da classificação mais emocionante do torneio, com gol do zagueiro/lateral Rojo aos 43 minutos do segundo tempo contra a Nigéria, a alviceleste é um caos dentro e fora de campo, com rumores de que os jogadores teriam rompido relações com o técnico Jorge Sampaoli. Com um time desorganizado e sem jogo coletivo — que empatou com a Islândia e perdeu de 3 para a Croácia —, todas as esperanças dos sul-americanos caem sobre os ombros de Lionel Messi, que fez um golaço com sua assinatura contra o time africano.
Provável escalação (4-4-2): Armani; Mercado, Otamendi, Marcos Rojo e Tagliafico; Pérez (Meza), Mascherano, Banega e Di María; Messi e Higuaín (Aguero).

Uruguai × Portugal (sáb, às 15h)

URUGUAI: a bicampeã do mundo foi pragmática: num grupo facílimo, com Rússia, Egito e Arábia Saudita, jogou para o gasto, não se arriscou e venceu os três jogos. Comandada por Óscar Tabárez há 12 anos, os uruguaios têm uma espinha dorsal defensiva forte, com o experiente Godín e o jovem Giménez, dupla de zaga do Atlético de Madrid. Na frente, o duo é de impor respeito, com Cavani e Suárez. É um time duro e difícil de ser batido.
Provável escalação (4-4-2): Muslera; Varela, Giménez, Godín e Cáceres; Sanchéz, Vecino, Betancur e Rodríguez (Laxalt); Cavani e Suárez.
Cristiano Ronaldo vibra com um de seus três gols contra a Espanha - MURAD SEZER / REUTERS
PORTUGAL: atual campeã da Europa, a seleção lusitana é uma equipe bem armada que aposta num estilo defensivo seguro para que Cristiano Ronaldo resolva tudo no ataque. Por enquanto, tem dado certo. O craque do Real Madrid marcou quatro dos cinco gols portugueses até o momento. Além da boa defesa, destacam-se Bernardo Silva, o goleiro Rui Patrício e o veterano Quaresma, que fez um dos mais belos gols do mundial no empate contra o Irã.
Provável escalação (4-4-2): Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Raphael Guerreiro; Bernardo Silva (Quaresma), William Carvalho, João Moutinho e João Mário; Gonçalo Guedes (André Silva) e Cristiano Ronaldo.

Espanha × Rússia (dom, às 11h)

ESPANHA: se teve lapsos de grande futebol na primeira fase, graças à qualidade de um meio-campo formado por nomes como Iniesta, David Silva e Isco, a Espanha sofre por sua zaga calamitosa, que já cedeu cinco gols nesta copa. Franca favorita para o duelo com os anfitriões, La Roja precisa equilibrar mais seu time caso queira alcançar o sonho do bicampeonato. Recém-empossado, Hierro ainda não achou seu camisa 11 ideal.
Provável escalação (4-2-3-1): De Gea; Carvajal, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Thiago (Koke), Iniesta, Isco e David Silva; Diego Costa.
Iniesta faz sua última Copa pela seleção espanhola. - ROMAN KRUCHININ / AFP
RÚSSIA: as péssimas atuações na preparação para o mundial deixaram os torcedores russos céticos quanto às pretensões de seu país. Mas os donos da casa deixaram para trás o esquema com três zagueiros que usavam até então e implementaram um estilo de jogo menos conservador. O resultado foram vitórias por 5 × 0 e 3 × 1 contra Arábia Saudita e Egito, respectivamente. A vitória é improvável, mas, caso saibam aproveitar as falhas defensivas espanholas, os anfitriões podem realizar mais uma zebra.
Provável escalação (4-2-3-1): Akinfeed; Mário Fernandes, Granat (Kutepov), Ignashevich e Zhirkov; Zobnin, Gazinskii, Samedov, Golovin e Cheryshev (Dzagoev); Dzyuba.

Croácia × Dinamarca (dom, às 15h)

CROÁCIA: assim como Uruguai e Bélgica, a seleção croata também venceu seus três compromissos na primeira fase, incluindo um baile de 3 × 0 sobre a Argentina. Com um esquema sólido, a Croácia não apresenta um futebol vistoso, mas tem muita qualidade em seu meio-campo, onde brilham Rakitić, do Barcelona, e o polivalente Modrić, do Real Madrid. Também destacam-se Perišić (Inter de Milão) e o atacante Mandžukić (Juventus).
Provável escalação (4-2-3-1): Subašić; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinić; Rakitić, Brozović, Perišić, Modrić e Rebić; Mandžukić.
Luka Modrić é o 'ritmista' do meio-campo da Croácia. - IVAN ALVARADO / REUTERS
DINAMARCA: azarões do duelo, os dinamarqueses têm grande preocupação defensiva — apesar de seu esquema com três atacantes — e gostam de atacar em contragolpes rápidos. Para isso, a seleção escandinava conta com a privilegiada visão de jogo de seu craque e camisa dez, Eriksen, uma das estrelas do Tottenham, além da velocidade de pontas como Sisto, Yurari e Braithwaite. Outro ponto forte do time é o gol, defendido pelo ótimo Kasper Schmeichel, do Leicester.
Provável escalação (4-3-3): Schmeichel; Dalsgaard, Kjær, Christensen e Stryger; Delaney, Schöne e Eriksen; Yurary (Braithwaite), Sisto e Jørgensen (Cornelius).

Brasil × México (seg, às 11h)

BRASIL: depois do deslize do empate com a Suíça na estreia, a seleção brasileira sofreu para bater a Costa Rica, mas fez um jogo seguro contra a Sérvia. Forte tanto na defesa quanto no ataque, a equipe de Tite ainda não teve uma atuação de gala, mas vê Philippe Coutinho crescer a cada jogo. Falta a Neymar, o craque do time, também assumir o protagonismo. Resta torcer para que Marcelo se recupere e que as lesões não sigam fazendo vítimas.
Provável escalação (4-2-3-1): Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo (Filipe Luís); Casemiro, Paulinho, Coutinho, Neymar e Willian; Gabriel Jesus.
Philippe Coutinho marcou o gol que abriu o placar na vitória sobre a Costa Rica. - MAX ROSSI / REUTERS
MÉXICO: antes da copa, os mexicanos foram notícia devido a uma suposta orgia envolvendo oito jogadores do elenco. Desacreditada, a equipe dirigida pelo colombiano Juan Carlos Osorio surpreendeu todo mundo quando fez um primeiro tempo perfeito e ganhou da Alemanha por 1 × 0 em sua estreia. Depois de bater a Coreia do Sul, a euforia veio abaixo com a derrota por 3 × 0 para a Suécia. Ou seja, o Brasil pode esperar um rival intenso e perigoso, ou um oponente lento e desligado. O México é imprevisível.
Provável escalação (4-2-3-1): Ochoa; Salcedo, Ayala, Moreno e Gallardo; Guardado, Herrera, Layún, Vela e Lozano; Chicharito Hernández.

Bélgica × Japão (seg, às 15h)

BÉLGICA: com nove gols, o time treinado pelo espanhol Roberto Martínez tem o melhor ataque da copa, mas ainda não enfrentou um rival forte, já que fez um jogo de reservas diante da Inglaterra. Frente a um errático Japão, apenas um desastre tira as quartas de final dos pés e mãos de Courtois, De Bruyne, Hazard, Lukaku e companhia. Entre os que nunca levantaram a taça do mundial, os belgas são os que chegam com mais força.
Provável escalação (3-4-3): Courtois; Alderweireld, Boyata e Vertonghen; Meunier, De Bruyne, Witsel e Carrasco; Mertens, Hazard e Lukaku.
Acompanhado por Lukaku, Hazard comemora um de seus dois gols contra a Tunísia - CARL RECINE / REUTERS
JAPÃO: a seleção japonesa se classificou deixando para trás rivais tecnicamente mais fortes, como Senegal e Polônia. Bastante errática, a equipe nipônica entra como grande azarão nas oitavas. Caso sonhem em passar pela Bélgica, precisarão contar com sua maior estrela, Kagawa, e com Inui, melhor jogador do Japão na Copa. Detalhe: ambos não jogaram contra os poloneses. Fora os dois e o veterano Honda, o principal destaque do time é o bom goleiro Kawashima.
Provável escalação (4-2-3-1): Kawashima; Yoshida, Shoji e Nagatomo; Hasebe, Shibasaki, Haraguchi, Kagawa e Iniu; Osako.

Suécia × Suíça (ter, às 11h)

SUÉCIA: adepta de um estilo de jogo defensivo, assim como seus rivais, o técnico Janne Andersson provou que tinha razão em ter deixado de fora de seu esquadrão o craque veterano e fanfarrão Ibrahimović ao se classificar em primeiro lugar num grupo que tinha México e Alemanha. Para passar dos suíços, entretanto, os escandivanos terão que contar com um dia inspirado do meia Forsberg, especialista em passes decisivos para gol.
Provável escalação (4-4-2): Olsen; Lustig, Lindelof, Granqvist e Augustinsson; Claesson, Durmaz, Ekdal e Forsberg; Toivonen (Guidetti) e Berg.
Xherdan Shaqiri foi o nome da virada da Suíça e Sérvia - GONZALO FUENTES / REUTERS
SUÍÇA: historicamente famosa por sua postura retranqueira, a seleção suíça segue sua tradição, mas também sabe agredir, principalmente graças ao meia-atacante Shaqiri e aos volantes técnicos e truculentos Xhaka e Behrami. A baixa mais importante para as oitavas é a do experiente capitão Lichtsteiner, que cumpre suspensão automática por ter recebido dois cartões amarelos. Se não perder a atenção atrás, tem tudo para chegar às quartas de final.
Provável escalação (4-2-3-1): Sommer; Moubandje, Schar, Akanji e Rodríguez; Behrami, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili e Zuber; Seferović.

Colômbia × Inglaterra (ter, às 15h)

COLÔMBIA: após ser prejudicada na estreia por um pênalti infantil cometido no início do jogo pelo volante Carlos Sánchez, a Colômbia fez uma ótima partida na vitória por 3 × 0 contra a Polônia. Bem armados em campo, os colombianos terão seu primeiro grande teste na copa diante da Inglaterra. Para avançar, mais do que nunca os sul-americanos precisarão de grandes atuações de seus principais nomes: Cuadrado, Falcao García e James Rodríguez, que saiu lesionado contra o Senegal. Se o meia do Bayern de Munique não jogar, o favoritismo será dos europeus.
Provável escalação (4-2-3-1): Ospina; Arias, Sánchez, Mina e Mojica; Aguilar, Barrios, Cuadrado, Quintero e James (Izquierdo); Falcao García.
Harry Kane comemora seu primeiro gol contra a Tunísia - JORGE SILVA / REUTERS
INGLATERRA: renovada pelo técnico Gareth Southgate, os campeões mundiais de 1966 têm um time ainda em processo de formação. Ora desequilibrada taticamente durante seus jogos, a seleção inglesa tem seu principal trunfo em jovens talentos como Dele Alli, Lingard, Sterling, Stones, Rashford, Pickford e o artilheiro Harry Kane. Caso avance para as quartas, pode ganhar peso e surpreender. Mas a sensação é a de que a Copa desta geração será a de 2022.
Provável escalação (3-5-2): Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Loftus-Cheek (Dele Alli), Henderson, Lingard e Young; Sterling e Kane.


Leia mais: https://oglobo.globo.com/esportes/copa-2018/o-que-esperar-dos-jogos-das-oitavas-de-final-da-copa-do-mundo-22831426#ixzz5JpHGsm5j 
stest 

0 comentários:

Postar um comentário